quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Pastor Enzo Perondini e a palavra de Domingo...

Resumo da palavra de domingo 30/11

Tema restituição

Texto I Sm 30.18-20

O despojo era o presente da guerra, na antiguidade quando um povo vencia outro povo, uma nação vencia outra nação, a vitoria dava o direito ao despojo.

Hoje a nossa guerra e espiritual!!

E se você tem sido roubado na tua área emocional, física, ministerial, financeira seja lá a área que for, Deus vai lançar por terra os seus inimigos e você vai tomar o despojo.

Jo 10.10 O ladrão só vem para matar roubar e destruir, mas Jesus veio para que tenhamos vida e vida em  abundancia.

I Jo 3.8 Para isso se manifestou o filho de Deus para destruir as obras do diabo.

Se você foi muito roubado grande será o seu despojo!!!

Neste texto vamos observar 7 passos que Davi deu para ser restituído:

1-      Passo Se fortalecer em Deus (v6)

Davi alem de encontrar a cidade destruída e saqueada, enfrentou uma rebelião de seus homens que queriam apedreja-lo.

Homens estes que Davi amava que pastoreou, cuidou, ministrou pois eles eram os piores, em I Sm 22.2 fala sobre eles quando se unirão a Davi na caverna de adulao.

Davi se angustiou, mas não ficou nessa situação, ele não se descabelou, mas se posicionou.

Quer viver restituição vá se fortalecer em Deus.

2-      Passo Entrar na presença de Deus (v7)

No antigo testamento só o sumo sacerdote podia entrar no Santíssimo Lugar, onde a gloria de Deus se manifestava, uma vez por ano, depois de rituais de purificação, usando a estola sacerdotal, com sacrifício de animais, a roupa do sacerdote era coberta por sininhos, e os outros sacerdotes amarravam uma corda a sua cintura do lado de fora, pois se os sinos não fizessem barulho, os sacerdotes o puxavam para fora, pois um pensamento impuro era o bastante para ele ser fulminado pela Glória do Senhor.

Hoje você tem uma estola sacerdotal permanente, você pode entrar na presença de Deus a qualquer hora, o véu foi rasgado, não há mais separação entre Deus e os homens, e o novo e vivo Caminho no sangue de Jesus.

Quer ser restituído entra na presença de Deus. Sl 84.10

3-      Passo Consultar a Deus (v 8)

Quando nos agimos precipitadamente, e sem consultar a Deus pecamos.

Quantos em vez de consultar a Deus correm atrás de profetas, advogados, médicos consultam a todos para depois consultar a Deus.

Davi antes de agir consultou a Deus, quer ser restituído consulte ao Senhor em primeiro lugar.

4-      Passo Depender de Deus e sempre perseverar. (v 9-10)

Davi continuou independente dos problemas, ele tinha um alvo, um objetivo e uma direção.

Os amalequitas eram uma multidão, Davi tinha apenas 600 homens, mas ele não confiava no seu potencial, nas armas nas suas habilidades, ele confiava em Deus.

Sl 125, Sl 20.7, Is 40.29-31, Mt 11.28

Duzentos homens não agüentaram, mas Davi não se abateu continuou, perseverou, pois confiava e dependia totalmente de Deus.

Quer ser restituído dependa de Deus.

5-      Passo Ser misericordioso (v 11-12)

Davi e seus homens encontraram um inimigo que ficou para traz e usou de misericórdia com ele

E quantos hoje dentro da igreja não têm misericórdia, julgando, falando da vida dos outros, criando contendas, verdadeiros assassinos espirituais, pois quantos se desviam, quantos hoje não querem nem ouvir falar de igreja, por situações mal resolvidas, por legalismo, religiosidade, onde esta o amor das igrejas?

Lc 9.51-56; Jo 8.1-11

6-      Passo Ser justo (vs21-24)

Davi persegue e vence os amalequitas, recupera tudo o que lhe pertencia e ainda tomo o despojo dos amalequitas.

Voltando alguns dos seus homens não queriam dividir o despojo com os 200 que ficaram para traz.

So que Davi não era um homem segundo o coração dos homens, mas segundo o coração de Deus.

Davi era justo, quer ser restituído seja justo.

Col 3.25 Quem faz injustiça recebera em troco a injustiça feita e nisso não há acepção de pessoas.

7-      Passo Ser generoso (vs 21-24)

Davi tinha um coração generoso, um coração investidor, e o melhor investimento e no rei dos céus!!!

Quer ser restituído e abençoado seja generoso, pois melhor e dar do que receber.

Em muitos textos nos podemos observar Davi investindo na obra do Senhor um deles e I Cr 29, Davi oferta 102.000Kg ouro e 238.000Kg prata de seus tesouros pessoais para construção do templo.

Davi era um abençoador, seja um abençoador, se tem um lugar onde se tem que praticar a generosidade esse lugar e a igreja.

Pois só a igreja tem condição de produzir uma transformação na nação, através do amor que e o vinculo da perfeição e através da pregação do evangelho.

Leia Isaias 45 1- 6 coloque seu nome no lugar de Ciro e tome posse desta palavra!!!

Um comentário:

MF SERVIÇOS CONTÁBEIS disse...

Bom dia.
Gostaria de saber qual referencia bíblica o sr. encontrou com relação a corda que "os outros amarravam na cintura do sumo sacerdote". Se puder me ajuda por favor.