quarta-feira, 31 de março de 2010

Religião x Jesus

Palavra pregada pelo pr. Enzo, no culto de domingo, resumo para às células.

Texto em At 17.15-34

A filosofia e a religião são muito parecidas.

Quando você começa a estudar um pouco mais tanto uma como a outra você percebe que a finalidade de ambas é promover o bem estar e a felicidade comum, através da ética da moral, regras e leis para um determinado grupo.

Paulo estava em Atenas o maior centro filosófico e religioso do mundo conhecido na época.

E o texto bíblico diz que ele se revoltava em seu espírito e se indignava em ver aquele povo aprisionado pelos grilhões da religiosidade.

Paulo se identificava com tudo aquilo que era praticado ali, pois antes de seu encontro com Jesus, ele era escravo desse mesmo mal.

Quantos em nossos dias, estão como o povo de Atenas, confusos, e sem saber em que acreditar.

Agora quando você conhece o “Caminho”e vê as pessoas buscando Deus em fontes erradas, muitas vezes o povo é inocente, mas manipulado, enganado por outros homens, que usam de toda sorte de subterfúgios do engano e promovem essa confusão religiosa, isso nos causa indignação.

O homem erra por ignorância, por falta de sabedoria, falta de conhecimento e sofre as conseqüências de seus erros.

Sócrates –“ filosofo da antiguidade”, desenvolve sua temática em cima da tese de que o principio da sabedoria é “saber que nada sei”

Nunca estacionar e achar que o nosso conhecimento é suficiente.

Estar sempre em busca de novos conhecimentos, estudar e se preparar para a vida, tanto secular como eclesiástica.

A bíblia e Jesus também atribuem os erros a ignorância dos homens (Os 4.6; Mt 22.29)

Paulo conhecia os dois lados da moeda “religião e Jesus”

Jesus não tem nada a ver com religião, muito pelo contrario, a religião foi quem perseguiu Jesus, foi a religião quem crucificou Jesus, e essa mesma religião tem matado roubado e destruído, (Jo 10.10) muitos homens na atualidade, a religião é um espírito, um dos príncipes satânico, contra Deus e contra os homens.

Religião – palavra do latim – Religare – Tentativa dos homens de se ligar a Deus, e trazer unidade entre os homens.

A primeira religião aparece em Gn 11.1-9

Criada por Ninrode, na babilônia, em rebelião contra Deus, os homens se “ajuntaram” na planície de Sinear, mas as ordens que Deus tinha dado a Noé e seus filhos era para multiplicarem-se e encher a terra (Gn 9.1),” espalharem-se”, e povoar todas as terras.

Também construíram uma torre vs.4 - Para torna-los famosos, e a intenção da torre era atingir o céu, altura suficiente, para não correr mais o risco de um novo dilúvio, ou seja nós seremos o nosso deus, e o Deus verdadeiro não vai mais conseguir nos atingir com as águas, estaremos seguros na altura Dele.

Ninrode era adorado como deus, quando ele morre, Semiramis sua esposa, encontra-se grávida, e proclama que seu filho seria a encarnação do próprio Ninrode, por isso a figura de Semiramis é de uma mãe com o filho no colo e o titulo é “Semiramis mãe de deus”, qualquer semelhança na atualidade, não é mera coincidência, é o mesmo espírito!

Jo 14.6 Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.

Paulo conhecia a Jesus, por isso se indignava.

Religião gera divisão, ódio, guerras, morte, destruição, sofrimento.

Mt 16.24 ... tome sua cruz e siga-me.

Quando Jesus fala isso é para você segui-lo, e olhar para a cruz de Cristo e entender que a sua cruz, suas obras, não funcionam, não podem salva-lo.

Só Jesus salva.

Os dois ladrões que estavam a seu lado na crucificação, um entendeu e reconheceu, minha cruz não vai me salvar, olhou para a de Cristo e disse “ Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino”.

E as pessoas aceitam o jugo desse espírito, passivamente, por ignorância, ficam fazendo sacrifícios para obter favores, benefícios de Deus, parece muito com a mitologia grega, e não entendem que o sacrifício quem fez foi Jesus, e que agora, basta crer no sacrifício e viver a graça de Deus.

Todo sistema religioso é humano, carnal e sem misericórdia, quando você desobedece as regras, enquanto que Deus é amor, misericórdia, bondade, paciencia.

1 Jo 4.8 Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 Co 13 Paulo deixa registrado que se não tiver amor, não tem Deus, e não serve para nada.

Esse amor é diferente do amor discutido por Platão e outros pensadores na filosofia.

O amor de Deus é ágape palavra grega – amor de doação, altruísta.

O amor Eros se define pelo desejo do sujeito em relação a um objeto.

Mas Eros pode ser um sentimento nobre, se o objeto do desejo for nobre.

O amor do marido pela esposa, e vice-versa, precisa-se conciliar, Eros e ágape.

Mas Eros é nobre também quando o objeto do desejo é Deus e a sabedoria.

Cl 2.2

Sl 111.10 O temor do Senhor é o principio da sabedoria.

Em alguns textos de provérbios, a sabedoria é tão valorizada, que a leitura chega a ficar parecida com uma descrição de Cristo. (Pv 8)

Paulo era um homem extraordinário, pois alem de sabedoria era cheio do Espírito Santo.

Ele consegue fazer a cidade de Atenas parar para ouvir o seu discurso no Areópago.

Vs. 23 ...

Tudo é questão de usar a inteligência, a razão, e pensar:

Buda, Kardec, Confúcio, Maomé, e todos os outros fundadores de religiões, inclusive os santos católicos e Maria, morreram e não ressuscitaram.

Só Jesus ressuscitou, e essa é a diferença, nós cremos num Deus vivo.

1 Tm 2.5-8

Mas muitos homens querem ocupar esse lugar, e ser o mediador de uma nova religião.

Gl 1.8

Evangelho dos homens ou evangelho de Cristo?

Evangelho de Jesus Cristo ou religião?

Esse era o confronto de Paulo, o que é mais poderoso, a verdade de Cristo, ou a dos homens?

Paulo apresenta o Deus desconhecido, “Esse que vocês não conhecem”, eu conheço!.

Eu era como vocês, religioso, mas Ele transformou minha vida. Me libertou.

Quantos ainda ficam mutilando-se, subindo escadas de joelhos, acendendo velas, oferendas a entidades, etc. Religião! Mas Jesus veio para acabar com esse engano, Ele é o sacrifício, a luz, a verdade.

Vs. 24-25 Apresenta Jesus como arché – “principio de todas as coisas”, alvo dos primeiros filósofos que buscavam a origem das coisas, “vocês não acharam mais eu o achei” O Deus desconhecido por vocês, eu o conheço!

No vs. 30 Chama a todos os sábios e a aristocracia de Atenas - "ignorantes" e dá uma direção "arrependam-se".

Em apocalipse (revelação) 18

A bíblia fala sobre a atuação desse mesmo espírito sobre as pessoas, que por ignorancia, permitem e se sujeitam, "submissão" aos mercadores e reis da terra.

Quem são os mercadores e reis da terra?

Todos os que fazem da religião mercadoria, e transformam o serviço a Deus em sistema religioso, "governo ou legado” diferente do sistema de governo ensinado por Jesus em Mateus 20.25

Sai dela povo meu para que não participe dos seus pecados e não incorra em suas pragas.

Ap 18.1 [...] e a terra foi iluminada com o seu esplendor.

Paulo teve um encontro com essa luz de Cristo que tira a cegueira espiritual (At 9)

1 Co 15.8 [...] e por ultimo de todos apareceu também a mim como um abortivo.

É chegado o tempo de Deus levantar uma nova geração, a dos abortivos, "dos que não são para envergonhar os que são"(1 Co1.28)

Os últimos serão os primeiros, Deus esta levantando uma nova igreja, dentro da igreja, sem o ranço da religião, sem jugo, sem peso, sem legalismo religioso, mas com o compromisso da verdade.

Estar debaixo do jugo de Jesus, e não da mentira, controle e manipulação dos homens.

Na filosofia da antiguidade, existia uma escola chamada de Sofistas, que não tinha compromisso com a verdade, para eles o importante era persuadir seus ouvintes, usando todos os artifícios e recursos, da retórica e oratória.

Muitos tem sido os sofistas, da atualidade, mas os abortivos, vão trazer luz, nas trevas.

Sl 119.105 Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho é a sua palavra.

A única verdade, regra de fé e conduta é a bíblia.

Vamos orar para que o povo conheça essa verdade, se converta a Jesus, e que Cristo, possa liberta-los dessa escravidão religiosa.

Religião é morte, Jesus é a ressurreição e a vida.

1 Co 15.55

Nenhum comentário: