sexta-feira, 8 de maio de 2009

Núcleo da FTB na Zion!

Faculdade Teológica Betesda

Curso de Vocação Ministerial

Apóstolos

E Ele designou alguns para apóstolos... (Ef 4.11)

Os apóstolos do novo testamento tinham um tipo singular de autoridade na igreja primitiva: autoridade para falar escrever palavras que eram “palavra de Deus” em sentido absoluto. Este fato por si só nos sugere que havia algo de singular no oficio de apostolo, e não esperaríamos que ele continuasse hoje, porque atualmente ninguém pode acrescentar palavras a Bíblia e tê-las na conta de palavras de Deus ou como parte das Escrituras.

Os apóstolos foram os primeiros lideres da igreja: primeiro no tempo(Mt 10.1-2), primeiro na autoridade (Mc 6.7; At 1.21-26), primeiro no ministério (At 2.37; 6.1-4) e primeiro nas citações (Ef 4.11; 1Co 12.28).

Os apóstolos foram àqueles discípulos comissionados e enviados por Jesus para iniciar e dirigir a pregação e ensino do evangelho e, junto com o Senhor, fundar a igreja. O título apóstolo vem do grego, apóstolos, que significa “um mensageiro”, alguém enviado com uma missão, um apóstolo de Cristo.

O critério adotado pelos próprios apóstolos, nos primeiros dias da igreja, era nomear um novo apóstolo que era o candidato que tivesse sido testemunha ocular da ressurreição de Jesus:

“Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós as alturas” (At 1.21,22).

O título missionário (enviado) parece ser o equivalente moderno desse cargo, já que não há mais testemunhas oculares da ressurreição de Jesus em nosso meio. O próprio Paulo se declara um dos últimos apóstolos (1 Co 4.9; 1 Co 15.8), o que nos parece ser uma declaração bíblica que inviabiliza e desautoriza a tendência que temos em nossos dias de consagrar apóstolos e apostolas em pleno século 21.

É digno de nota que nenhum dos grandes nomes na história da igreja, Atanásio, Lutero, Calvino, Wesley e Whitefield entre outros, assumiu o titulo de apóstolo ou permitiu que o chamassem apóstolos. Se alguns, nos tempos modernos, queiram atribuir a si o título de apóstolo, logo levantam a suspeita de que são motivados por um orgulho impróprio e por desejos de auto-exaltação, além de excessiva ambição e desejo de ter na igreja mais autoridade do que qualquer outra pessoa deve corretamente ter.

Nenhum comentário: