quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Pastor Enzo comenta!

Esteja preparado a viver com oposição!

Quero destacar um aspecto dolorido da vida pastoral. Pregar um cristianismo incondicional atrai a desaprovação de franco- atiradores que tentarão qualquer coisa para nos persuadir a diminuir o padrão.

Crentes indiferentes reagem à mensagem do compromisso total da mesma forma que pecadores reagem à mensagem sobre arrependimento. Suponha que você estivesse diante de 100 mil jovens em um show de rock e dissesse: “Vocês estão no caminho errado. Este caminho vai leva-los a morte e a destruição, repensem o rumo de suas vidas. Caiam de joelhos e arrependan-se da sua rebeldia contra Deus, e recebam a Jesus Cristo como Salvador de suas vidas!!! Com certeza haverá hostilidade.

E encontramos resistência semelhante quando desafiamos cristãos indiferentes, que vivem de aparências, a serem completamente dedicados a Cristo. Sempre que você expõe a dependência que as pessoas tem da satisfação, você pode contar com uma reação defensiva.

Nós pastores sentimos isso, pregamos uma mensagem um pouco mais dura sobre caráter cristão a temperatura na igreja gela, na outra semana se prega sobre como reconstruir a auto-estima ou motivação, animo a temperatura na igreja esquenta, e qual a tendência que temos a pregar na terceira semana?

Como as pessoas expressão a sua resistência? Você esta sendo muito duro, a igreja ainda não esta pronta para ouvir isso, pega leve, vai com calma.

E o que dizer de: Deus te ama como você é?

Como é difícil!!! Às vezes parece que não vamos resistir a essa oposição.

Hoje posso entender porque Jeremias é conhecido como profeta chorão!!!

Se fizermos uma pesquisa nas igrejas de quantas são comprometidas, quantas estão desempenhando o seu papel dentro do corpo, quantas tem usado os dons que o Senhor tem derramado sobre eles, quantos tem multiplicado seus talentos, vamos nos surpreender, pois são poucos os que estão servindo e atendendo o seu chamado.

Se nos fomos redimidos e recebidos na família de Deus, deveríamos ficar incomodados, passar mesmo noites em claro pensando em como mostrar a Deus a minha gratidão.

Preciso confessar que já usei palavras como turista, parasita ao me referir a pessoas que estão comendo e correndo, que desfrutam dos benefícios do corpo de Cristo, mas não contribuem para o seu bem estar.

O ponto importante aqui é este: quando sentimos que precisamos confrontar a congregação, devemos confrontar, pois não podemos esquecer da radicalidade de Jesus Cristo em suas pregações, e o que falar de João Batista e dos profetas.

Raça de víboras, filhos do inferno, sepulcros caiados, hipócritas...etc.

O que nos ajuda a vencer a hesitação para pregar um evangelho genuíno, e que viver uma vida genuína para Deus é o único caminho para a satisfação.

A diferença entre Saul e Davi.

Saul se preocupava com os homens, um homem segundo o coração dos homens, escolhido pelos homens para atender aos desejos de seus corações.

Davi se preocupava com Deus, um homem segundo o coração de Deus, escolhido por Deus para atender aos desejos de seu coração.

Nunca se preocupe em agradar aos homens, se preocupe sempre em agradar a Deus, pois se nem Jesus escapou da oposição, todos os que o tem como referencial sofrerão resistência e oposição.

Pastor Enzo Perondini Filho

Nenhum comentário: